Moro critica diplomacia de Lula após veto de EUA à resolução do Brasil na ONU

Política Nacional

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) criticou a diplomacia do governo Lula após o veto dado pelos Estados Unidos à proposta de resolução patrocinada pelo Brasil sobre a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU).

Em um post no Twitter, Moro afirmou que a proposta vetada “continua sendo apenas uma proposta mal sucedida” e que não é um sinal da “genialidade da diplomacia lulista”.

“Três dias se passaram e a proposta de resolução vetada no Conselho de Segurança da ONU continua sendo apenas uma proposta mal sucedida e não um sinal da genialidade da diplomacia lulista”, escreveu Moro.

A proposta votada nesta quarta-feira (18) pedia para que as Forças de Segurança de Israel (IDF) interrompessem os ataques contra o Hamas para que a ajuda humanitária chegasse até a região da Faixa de Gaza.

Segundo a diplomacia dos EUA, o veto se deve à ausência de menção ao direito de autodefesa de Israel, apoiado por Washington.

“Os EUA estão desapontados que a resolução não cita o direito de autodefesa de Israel. Não podemos apoiar o avanço dessa resolução, mas continuaremos a trabalhar com os membros do conselho”, disse a embaixadora Linda Thomas Greenfield.

A resolução teve 12 votos a favor, 1 veto e 2 abstenções – de Rússia e Reino Unido. Dos membros permanentes, China e França votaram a favor do projeto brasileiro, como haviam indicado na véspera.

A resolução obteve o mínimo de 9 votos para aprovação, mas acabou barrada pelo veto dos EUA, um membro permanente do Conselho de Segurança.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *