TSE começa a julgar ações que pedem a cassação e inelegibilidade de Lula e Alckmin

Política Nacional

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a julgar na manhã desta quinta-feira (19) duas ações que pedem a cassação e inelegibilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do seu vice Geraldo Alckmin (PSB) por supostos atos ilícitos realizados no segundo turno das eleições de 2022. Os pedidos foram apresentados pela campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A primeira das ações acusa Lula e Alckmin de realizarem impulsionamento ilícito de propaganda eleitoral na ferramenta de anúncios do Google. A campanha de Bolsonaro afirmou que, ao utilizar as palavras-chave como “Lula condenação”, “Lula Tríplex” e “Lula corrupção PT” encontrou no Google uma página com anúncios pagos pela coligação do petista.

O outro processo aponta uso indevido dos meios de comunicação por parte da chapa de Lula e Alckmin ao contar com apoio de uma das maiores emissoras de televisão do país para difundir propaganda eleitoral.

O julgamento vai começar com as sustentações orais dos advogados das partes. Depois, o Ministério Público Eleitoral (MPE) apresenta seu parecer e, em seguida, o relator, Benedito Gonçalves, lê seu relatório. A leitura dos votos pode ficar para uma sessão posterior.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *