EUA suspendem sanções sobre o petróleo e o gás da Venezuela
Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (18) a suspensão de várias sanções contra a Venezuela, incluindo sobre o setor de petróleo e gás, depois que o governo e a oposição do país sul-americano concordaram com o monitoramento internacional das próximas eleições.
O governo do presidente Joe Biden advertiu, no entanto, que a suspensão das sanções ao setor de petróleo e gás permanecerá em vigor por seis meses e poderá ser reconsiderada se não houver progresso em direção a eleições democráticas e à libertação dos americanos detidos na Venezuela.
A decisão é um passo importante para a normalização das relações entre os EUA e a Venezuela, que estão rompidas desde 2019, quando o governo de Nicolás Maduro foi acusado de fraude nas eleições presidenciais.
O acordo sobre eleições foi assinado em Barbados na terça-feira (17) pela Plataforma Democrática Unida (PUD), um bloco de oposição, e representantes do governo de Maduro. O acordo prevê a observação internacional das próximas eleições presidenciais, que devem ser realizadas em 2024.
O governo dos EUA disse que a suspensão das sanções é uma “medida importante” para apoiar o processo de diálogo e negociação na Venezuela.