Após falas “hostis” de Petro, Israel veta exportações para Colômbia

Mundo

Israel anunciou a suspensão das exportações de material militar para a Colômbia em resposta a declarações do presidente colombiano, Gustavo Petro, que foram consideradas “hostis e antissemitas” em relação a Israel. A decisão foi comunicada neste domingo (15).

O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores israelense, Lior Haiat, condenou as declarações de Petro, alegando que elas refletem apoio às ações do grupo terrorista Hamas, alimentam o antissemitismo e ameaçam a paz da comunidade judaica na Colômbia. Israel considerou a suspensão das exportações de segurança como a primeira medida em resposta a essas declarações.

Além disso, a chancelaria israelense contatou a embaixadora colombiana em Israel, Margarita Manjarrez, para expressar o repúdio pelas declarações de Petro, que incluíram a comparação do cerco em Gaza com um campo de concentração de Auschwitz e chamou israelenses de “neonazistas.”

A cooperação entre Israel e a Colômbia nas áreas de comércio e segurança existe desde 1957, envolvendo o fornecimento de material militar, como fuzis, aviões e suprimentos para o governo colombiano. A situação ressalta a complexidade das relações internacionais e a sensibilidade das questões envolvendo o Oriente Médio e o conflito israelense-palestino.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *