COI garante a participação dos russos nos Jogos de Paris-2024

Política Internacional

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que atletas russos podem ser convidados diretamente para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, independentemente da suspensão aplicada sobre o comitê olímpico de seu país. A Rússia está sendo excluída de competições internacionais devido à invasão da Ucrânia no ano passado.

O presidente do COI, Thomas Bach, explicou que os convites para atletas russos serão gerenciados em conjunto com as federações internacionais e, se necessário, com as associações nacionais. A decisão visa proteger os atletas e não puni-los por ações de seus dirigentes ou do governo local.

Além disso, Bach esclareceu que os membros do conselho do Comitê Olímpico Russo que integram o COI, como a ex-atleta Yelena Isinbayeva, manterão seus privilégios, incluindo despesas pagas e participação em reuniões, e representam o COI na Rússia, não a Rússia no COI.

O COI adotou uma posição mais forte em relação à guerra da Ucrânia após a invasão russa em fevereiro de 2022, incentivando os órgãos reguladores do esporte a excluir atletas e equipes russas das competições. O presidente Bach enfatizou que atletas de todo o mundo, especialmente da África, desejam que os atletas russos que não apoiaram a guerra possam retornar às competições.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *