Blinken: Enquanto EUA existirem Israel não terá que se defender só
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, reafirmou em Tel Aviv o compromisso dos EUA com Israel, prometendo que Israel nunca terá que se defender sozinho enquanto os EUA existirem. Ele enfatizou a importância do apoio dos EUA a Israel, especialmente diante dos ataques do grupo terrorista Hamas.
Blinken também condenou os atos atrozes cometidos pelo Hamas, afirmando que não há pretexto para tais ações. Ele enfatizou que o Hamas não age em prol do povo palestino e que a democracia se destaca pelos padrões morais diferentes e pela responsabilidade. O secretário de Estado dos EUA observou que é fundamental tomar todas as precauções para evitar ferir civis e expressou pesar pelas vidas perdidas de civis de todas as religiões e nacionalidades.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, comparou o Hamas ao grupo terrorista Estado Islâmico (EI) e antecipou que o Hamas será “esmagado”. Ele destacou a clareza moral como um pré-requisito para a vitória e afirmou que não condenar claramente o terrorismo coloca em risco não apenas o povo de Israel, mas pessoas em todo o mundo.
Blinken teve reuniões com autoridades israelenses e discutiu o apoio dos EUA a Israel em nível internacional e a cooperação na guerra contra o Hamas durante sua visita a Tel Aviv.