Presidentes dos TREs repudiam fala de Gleisi sobre fim do TSE

Política Nacional

As declarações da presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada Gleisi Hoffmann, em defesa do fim da Justiça Eleitoral, geraram uma reação por parte do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). O Coptrel emitiu uma nota de repúdio, apontando que as falas da petista ameaçam os princípios fundamentais conquistados na Constituição.

A nota, assinada pelo desembargador Roberto Maynard Frank, destaca a importância da Justiça Eleitoral na manutenção da integridade do sistema político e na confiança dos cidadãos no processo democrático. Questionar a relevância da Justiça Eleitoral, segundo o comunicado, é um equívoco que ameaça os princípios fundamentais assegurados na Constituição Federal.

As declarações de Gleisi Hoffmann ocorreram durante uma sessão da Câmara sobre a PEC que concede uma ampla anistia a partidos políticos, incluindo multas milionárias devidas pela sigla da deputada por descumprimento das cotas de gênero. Na ocasião, a deputada criticou a existência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e defendeu que as multas aplicadas às legendas são inexequíveis e inviabilizam a existência das agremiações.

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, também reagiu às declarações de Gleisi Hoffmann, classificando-as como “agressões infundadas” e destacando a importância da Justiça Eleitoral no contexto político brasileiro.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *