General sobre a posse de Lula: “O Exército cumpriu a lei”
O comandante do Exército, general Tomás Paiva, afirmou que as Forças Armadas cumpriram o “dever constitucional” ao garantir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 1º de janeiro. Ele mencionou que o Exército cumpriu a lei através da Coordenação de Segurança de Área, realizada pelo Comandante da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada de Cristalina (GO).
No entanto, o general preferiu não comentar as supostas declarações do tenente-coronel Mauro Cid sobre um suposto convite do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para que os chefes das Forças Armadas planejassem um golpe. Paiva afirmou que não teve acesso às declarações de Cid, que estão em sigilo, e que prefere aguardar o fim das investigações para avaliar a situação. Ele também não descartou a possibilidade de punições aos militares envolvidos, enfatizando que as ações judiciais prevalecem sobre as administrativas na legislação.
As informações sobre as alegações do tenente-coronel Mauro Cid sugerem que ex-chefes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica teriam se reunido com Bolsonaro para discutir uma suposta “minuta golpista” com o objetivo de impedir a posse de Lula.