Ministério não vê necessidade de retomar horário de verão

Política Nacional

A área técnica do Ministério de Minas e Energia concluiu que não é necessário retomar o horário de verão em 2023 no Brasil. No entanto, a decisão final sobre a possível retomada dessa medida não cabe ao ministério, mas sim ao presidente Lula (PT).

O horário de verão foi instituído no Brasil em 1931 e foi aplicado de forma intermitente até 1985, quando passou a ser adotado anualmente até 2018. Em 2019, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu cancelar a medida após considerar que não havia impacto significativo na redução do consumo de energia elétrica, que era a principal justificativa para a adoção do horário de verão.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a atual situação dos reservatórios e a disponibilidade de fontes de energia renovável são suficientes para garantir o fornecimento de energia elétrica no país. Além disso, a área técnica do ministério acredita que o comportamento de consumo de energia da população mudou ao longo do tempo, tornando o horário de verão menos eficaz como medida de economia energética.

A decisão sobre a retomada ou não do horário de verão é importante, pois afeta a rotina da população e a forma como as atividades econômicas são conduzidas durante determinados períodos do ano. Portanto, essa questão continua sendo debatida e avaliada com base em critérios técnicos e nas necessidades energéticas do país.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *