Alerta: Onda de calor excepcional atinge o Brasil e gera risco à vida

Brasil

O Brasil está prestes a enfrentar uma onda de calor excepcional que afetará grande parte do país nos próximos dias, com temperaturas que podem quebrar recordes para o mês de setembro e, talvez, estabelecer novos recordes absolutos, de acordo com alerta da MetSul Meteorologia.

O início desta semana já trouxe altas temperaturas para as regiões do Centro-Oeste e Sudeste do país, mas a partir da segunda metade da semana, uma massa de ar quente se fortalecerá ainda mais, trazendo temperaturas excepcionalmente altas. O calor excessivo representa um perigo para a saúde e requer atenção das autoridades.

A massa de ar quente resultará em temperaturas acima de 40°C em vários estados brasileiros, incluindo Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.

No entanto, a situação térmica deve ser ainda mais extrema nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde as temperaturas podem atingir marcas excepcionais entre 43°C e 45°C.

Há a possibilidade de que recordes de temperatura sejam quebrados durante esse evento climático, incluindo recordes mensais e, talvez, recordes absolutos. A maior temperatura oficialmente registrada no Brasil foi de 44,8°C, registrada em Nova Maringá, Mato Grosso, nos dias 4 e 5 de novembro de 2020. No entanto, o calor extremo que se avizinha pode superar esses registros históricos.

Essa onda de calor representa uma séria preocupação, pois condições climáticas tão extremas podem ter impactos significativos na saúde das pessoas, na agricultura e no meio ambiente. É fundamental que as autoridades e a população estejam preparadas para enfrentar essa situação, tomando medidas para evitar problemas relacionados ao calor excessivo, como insolação e desidratação.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *