Partido expulsa advogado de réu do 8/1 por “ataque a ministros”

Política Nacional

Hery Kattwinkel, advogado de um dos réus condenados pelos eventos do 8 de janeiro, foi expulso do partido Solidariedade, ao qual era filiado. A justificativa para a decisão foi o comportamento do advogado durante a defesa de seu cliente, Thiago de Assis Mathar, que foi sentenciado a 14 anos de prisão no dia 14 de setembro.

O partido Solidariedade alegou que Kattwinkel proferiu ataques aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e promoveu um discurso de ódio durante sua atuação no tribunal. Em uma nota oficial, o partido afirmou: “O senhor Hery Waldir Kattwinkel Júnior ocupou a tribuna do Supremo Tribunal Federal para protagonizar um grotesco espetáculo de ataques aos Ministros do Supremo Tribunal Federal, verbalizando e endossando o discurso de ódio, não raro permeado de fake news, que contaminou parte da sociedade brasileira (…) Deliberamos pela expulsão do membro, reiterando o nosso respeito às leis brasileiras, nosso compromisso com a Democracia e o respeito às instituições públicas brasileiras.”

Durante sua intervenção no STF, o advogado argumentou que seu cliente entrou no Palácio do Planalto com a intenção de se proteger da confusão. Ele também fez comentários críticos em relação ao ministro Alexandre de Moraes, alegando que o ministro “passa de julgador a acusador” e que tem “raiva” de “patriotas.”

O ministro Moraes, em resposta, descreveu a atuação de Kattwinkel como “patética” e “medíocre,” afirmando que o advogado não utilizou seu tempo para defender seu cliente, mas sim para atacar os magistrados do STF.

Kattwinkel também direcionou críticas ao ministro Roberto Barroso, alegando que Barroso teria dito que “eleição não se ganha, se toma.” No entanto, Barroso esclareceu que suas palavras foram tiradas de contexto e que ele jamais fez tal afirmação.

Além de sua atuação como advogado, Hery Kattwinkel é suplente de deputado estadual em São Paulo e já exerceu o cargo de vereador em Votuporanga. Sua expulsão do partido Solidariedade é um desdobramento significativo em meio a um cenário político e judicial complexo no Brasil, envolvendo eventos ocorridos em 8 de janeiro e o papel do STF nas investigações relacionadas a esses eventos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *