Gilmar ataca Bolsonaro e tenta minimizar fiasco de Lula no 7/9

Política Nacional

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, conhecido por sua atuação no Judiciário brasileiro, surpreendeu a todos ao emitir um parecer político em apoio ao atual presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, durante as celebrações do 7 de Setembro. Este movimento do decano da Suprema Corte marca uma virada inesperada em sua postura anterior, quando era um crítico ferrenho do Partido dos Trabalhadores (PT) e das práticas de corrupção no Brasil.

No auge da Operação Lava Jato, em 2015, Gilmar Mendes declarou em entrevistas que o PT havia instalado um modelo de governança corrupta no país, classificando o formato de gestão petista como uma “cleptocracia,” o que significa um estado governado por ladrões. Seus comentários na época ecoaram em todo o país, e ele era visto como um dos magistrados mais críticos em relação ao governo do PT.

No entanto, como mencionado anteriormente, os ventos da política podem mudar drasticamente, e Gilmar Mendes agora demonstra seu apoio ao presidente Lula, após o 7 de Setembro, evento marcado por tensões e divisões no Brasil. Durante o desfile presidencial da Independência, o presidente Lula e a primeira-dama, Janja, acenaram para um público notavelmente reduzido, passando uma imagem de constrangimento em um Rolls Royce preto e conversível, enquanto eram fotografados por Ricardo Stuckert, fotógrafo contratado pelo Planalto.

Gilmar Mendes, em sua declaração pública, abordou indiretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro, que havia liderado um movimento patriótico no 7 de Setembro, defendendo a soberania nacional e criticando o sistema político. Mendes afirmou que “o Brasil e suas cores não podem ser sequestrados por movimento político-ideológico nenhum,” sugerindo uma crítica à postura de Bolsonaro.

Em sua postagem nas redes sociais, o ministro do STF não mencionou Bolsonaro nominalmente, mas enfatizou a importância da data de 7 de Setembro como um momento de celebração e reflexão sobre o projeto de nação do Brasil. Ele também alertou contra o uso da data para incitar o ódio e promover a divisão do país, sugerindo que tais ações eram financiadas por setores que se beneficiavam disso.

É interessante notar que Gilmar Mendes foi o único magistrado do STF a comentar o 7 de Setembro nas redes sociais, o que destaca a importância de sua declaração no cenário político brasileiro.

A mudança de postura de Gilmar Mendes, passando de crítico do PT a apoiador do presidente Lula, levanta questões sobre as dinâmicas políticas em constante evolução no Brasil. Isso também ressalta a influência e a relevância das redes sociais na disseminação de mensagens políticas e na construção de narrativas. Acompanharemos de perto como essa mudança afetará o cenário político brasileiro nos próximos meses e anos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *