Diretores de escolas são afastados após apresentação polêmica

Cidades

Após a ampla repercussão da controvérsia envolvendo uma apresentação com conotação sexual em uma escola do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Educação tomou medidas drásticas. Na noite da terça-feira (29), foi anunciado o afastamento de diretores de quatro escolas da cidade onde o grupo responsável pela apresentação se apresentou. Esses gestores permanecerão afastados de seus cargos enquanto uma sindicância investiga o caso.

As escolas cujos diretores foram afastados são os Centros Integrados de Educação Pública (Ciep’s) Luiz Carlos Prestes e Gustavo Capanema, além das escolas municipais Marechal Estevão Leite de Carvalho e Rivadavia Correia. Desde a divulgação das imagens da apresentação nas redes sociais, a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro proibiu futuras apresentações do grupo envolvido na polêmica.

A investigação atual visa entender como um espetáculo anunciado como apropriado para todas as idades acabou apresentando conteúdo considerado inadequado para os alunos, segundo a pasta de educação.

O incidente ocorreu no Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Luiz Carlos Prestes, localizado na Zona Oeste do Rio. Nas imagens que circularam amplamente online, crianças estavam reunidas enquanto uma mulher com uma máscara de cavalo realizava uma dança que incorporava conotação sexual. A música de fundo continha letras de teor sugestivo, o que gerou um debate acalorado nas redes sociais e críticas à exposição de crianças a esse tipo de performance.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, expressou sua “indignação e repúdio” pelo conteúdo da apresentação e afirmou que a escola é um lugar de estudo para as crianças. Ele proibiu novas apresentações do grupo nas escolas da cidade.

Além disso, surgiu a informação de que a Companhia Suave na Educação, responsável pela apresentação controversa, recebeu dinheiro público. Documentos indicaram um repasse de R$ 50 mil para a empresa, levantando questões sobre o uso do financiamento público para atividades que geraram tamanha controvérsia.

O caso ressalta a importância de monitorar atentamente o conteúdo que é apresentado às crianças nas escolas e levanta debates sobre os limites do que é apropriado para a educação e o ambiente escolar. Enquanto a investigação continua, a sociedade espera por respostas claras e ações concretas para garantir a segurança e a adequação do ambiente de aprendizado para as crianças.

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