Ao lado de Zema, Jair Bolsonaro recebe título de cidadão mineiro

Política Nacional

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), surpreendeu ao conferir o título de cidadão honorário do estado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (28). O evento teve início às 17 horas e ocorreu na sede da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG). Durante a solenidade, seguidores do ex-presidente solicitaram que Zema deixasse o partido Novo e se filiasse ao PL, agremiação política do ex-chefe do Executivo.

A ocasião contou com a presença notável de diversos deputados federais do PL-MG, incluindo Eros Biondini, Junio Amaral, Lincoln Portela, Mauricio do Vôlei, Nikolas Ferreira e Rosângela Reis. Por outro lado, parlamentares de oposição ao governo Zema optaram por não comparecer à cerimônia.

Desde o início do ano, Romeu Zema chamou a atenção do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, com vistas às eleições municipais no próximo ano. Entretanto, em junho, a assessoria de Zema negou qualquer negociação com a sigla de Bolsonaro e reiterou o compromisso do governador com o partido Novo, sendo ele o único governante estadual a representá-lo.

Embora o homenageado da sessão fosse Jair Bolsonaro, quem capturou a atenção durante a solenidade foi Romeu Zema. Enquanto era enaltecido pelo deputado estadual Coronel Sandro (PL-MG), autor do projeto de lei que outorgou a cidadania mineira ao ex-presidente, o público presente interrompeu o discurso em coro uníssono: “Vem pro PL, Zema”.

Desde o início deste ano, a possibilidade de Romeu Zema se aproximar do PL, partido de Bolsonaro, tem sido objeto de especulação, especialmente pensando nas eleições municipais à vista. Embora o governador tenha negado tais negociações, a ligação entre os dois políticos levanta questionamentos sobre o cenário político em Minas Gerais.

O projeto de lei proposto por Coronel Sandro foi aprovado em 2019, mas permaneceu sem ação na ALMG durante quatro anos. Justificando sua proposta, o parlamentar ressaltou o episódio em que Bolsonaro sobreviveu a um atentado a faca em Juiz de Fora, durante a campanha eleitoral de 2018. O discurso do deputado evidenciou o apoio ao ex-presidente, mencionando as “dificuldades” e “injustiças” que Bolsonaro enfrentou recentemente.

Durante seu próprio discurso, Jair Bolsonaro abordou a temática do comunismo e suas preocupações em relação ao Brasil. O ex-presidente expressou seu desejo de não ver o país mergulhar nas “dores do comunismo” e reforçou seu compromisso em contribuir para o futuro da nação.

Esta não foi a primeira vez em curto espaço de tempo que Jair Bolsonaro foi homenageado com um título de cidadão honorário. Apenas dez dias antes, a Assembleia Legislativa de Goiás também concedeu a Bolsonaro uma condecoração semelhante.

A honraria conferida a Jair Bolsonaro em Minas Gerais gerou um ambiente de reconhecimento e política, evidenciando as dinâmicas políticas e os interesses em jogo. Enquanto o ex-presidente enfrenta contestações legais, sua figura continua a despertar apoio e rejeição em diversos setores da sociedade.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *