Com 2,5 mi de views, audiência de 10 primeiras lives de Lula frustra

Política Nacional

As transmissões ao vivo realizadas semanalmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas redes sociais têm decepcionado a Secretaria de Comunicação (Secom). Até o momento, as dez lives lançadas acumularam um total de 2,5 milhões de visualizações. A última transmissão, realizada na segunda-feira (21), teve cerca de 5,5 mil pessoas acompanhando em tempo real.

Esse engajamento é considerado baixo, especialmente quando se leva em conta a quantidade de inscritos no canal do YouTube do presidente, que é de 1,33 milhão de pessoas, e os 5,6 milhões de seguidores no Facebook. As transmissões semanais são divulgadas nas contas de Lula no YouTube, Facebook e Twitter, além dos canais oficiais do Palácio do Planalto e do CanalGov no YouTube.

De acordo com informações do portal Poder360, o governo tem tentado aumentar a audiência por meio de vídeos editados com trechos selecionados das transmissões, mas mesmo assim, a audiência continua modesta. Esses números contrastam com o engajamento que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) costumava gerar com suas transmissões ao vivo.

Para fins de comparação, as dez primeiras lives realizadas por Bolsonaro durante seu mandato acumulavam, até a última sexta-feira (18), um total de 12,5 milhões de visualizações somente no Facebook. No caso de Lula, essas mesmas transmissões atingiram 850 mil visualizações na mesma plataforma.

Esses números indicam uma diferença notável no nível de engajamento entre as transmissões ao vivo de Lula e as de Bolsonaro nas redes sociais, o que pode estar relacionado a diversos fatores, incluindo o estilo de comunicação, a base de seguidores e as percepções públicas sobre os respectivos presidentes.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *