Primeira-dama Janja convida Coldplay para participar da COP-30 em Belém

Variedades

A primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, convidou a banda Coldplay para participar da 30ª Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), que será sediada em Belém, no Pará, em 2025. O convite foi feito por meio de um vídeo publicado nas redes sociais no último sábado (17).

Janja reforçou uma conversa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve com a banda em março, quando o grupo realizou uma série de shows no Brasil. O convite foi feito pela primeira vez durante esse encontro.

No vídeo, Janja mencionou o compromisso que o vocalista da banda, Chris Martin, fez anteriormente, afirmando que se a COP-30 fosse confirmada no Brasil, o Coldplay estaria presente. Ela compartilhou que a COP-30 foi confirmada para Belém em novembro de 2025 e expressou a felicidade do Brasil em sediar o evento. Ela também convidou a banda para conhecer a Amazônia e a população local.

O anúncio de que Belém sediaria a COP-30 foi feito no mês passado, e o presidente Lula compartilhou o vídeo do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do governador do Pará, Helder Barbalho, no Twitter. Segundo Mauro Vieira, a candidatura do Brasil foi aprovada pela ONU em 18 de maio.

Para sediar uma Conferência do Clima, os países precisam se programar com antecedência mínima de 485 dias. Além disso, há uma lista de compromissos, regras e responsabilidades a serem cumpridas pelo país candidato. A COP-28 está prevista para ocorrer em Dubai, nos Emirados Árabes, ainda em 2023, e a COP-29 não tem sede definida, embora a Austrália seja a principal candidata.

O convite da primeira-dama Janja ao Coldplay para a COP-30 destaca a intenção do governo brasileiro de envolver personalidades e artistas renomados no combate às mudanças climáticas e promover uma maior conscientização global sobre o tema.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *