CPMI do 8 de Janeiro busca acesso a inquéritos sigilosos: Presidente do colegiado se reúne com ministro do STF em busca de informações cruciais

Política Nacional

O deputado Arthur Maia, presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, tem uma reunião agendada nesta terça-feira (13) com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Na reunião, Maia buscará obter acesso aos inquéritos sigilosos que estão sob a relatoria do ministro.

Para convencer Moraes, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maia argumentará que a CPMI não tem interesse em vazar informações de investigações em andamento e solicitará o compartilhamento de informações de casos já encerrados.

No entanto, Maia espera enfrentar resistência por parte de Moraes, uma vez que o ministro já negou o compartilhamento de informações do inquérito das invasões de 8 de janeiro com a CPMI dos Atos, que ocorre na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Moraes argumentou anteriormente que o acesso da comissão a dados sigilosos poderia colocar em risco toda a investigação.

Outro ponto de complicação para a CPMI é o fato de o deputado André Fernandes (PL-CE), membro titular da comissão, estar sendo investigado no inquérito do 8 de janeiro sob a relatoria de Moraes.

Antes da reunião com Moraes, Maia pretende colocar em votação os primeiros requerimentos de informações e convocações de testemunhas. Serão analisados os pedidos de depoimento dos ex-ministros Anderson Torres (Justiça) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e um bloco de requisições com as demandas mais recorrentes entre os parlamentares.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *