Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo serão julgados pelo STF no caso do ‘quadrilhão do PT

Política Nacional

A presidente do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann e seu ex-esposo, o ex-ministro Paulo Bernardo, estão programados para serem julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em um plenário virtual entre os dias 16 e 23 de junho. O relator da ação é o ministro Edson Fachin, e o julgamento está relacionado ao caso conhecido como “quadrilhão do PT”, no qual também foram denunciados Lula, Dilma Rousseff, Antonio Palocci, Guido Mantega, Edinho Silva e João Vaccari Neto.

É importante ressaltar que, embora vários nomes estejam envolvidos no caso, apenas Gleisi e Bernardo tiveram a denúncia julgada pelo STF devido ao foro privilegiado que possuem. Os demais réus tiveram seus processos encaminhados à primeira instância da Justiça Federal do Distrito Federal, onde foram absolvidos em dezembro de 2019.

As acusações apresentadas pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em 2017, afirmavam que Lula e outros membros do PT teriam formado um esquema de propinas que resultou em R$ 1,48 bilhão destinados à cúpula do partido no período de 2002 a 2016. O julgamento no STF vai determinar a responsabilidade de Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo nesse suposto esquema.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *