Após “estresse” com a Agrishow, governo tenta acenar ao agro

Política Nacional

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, fez um aceno ao agronegócio no relançamento do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, o Conselhão, nesta quinta-feira (4). A escalação do grupo inclui o presidente da Cosan, Rubens Ometto, e Eraí Maggi, empresário do ramo da soja. E também Ayala Ferreira, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

– Temos aqui no Conselhão uma presença maior do que nas edições anteriores de empresas do agronegócio – declarou Padilha em seu discurso.

O ministro disse que isso aconteceu porque a economia brasileira mudou em relação ao que era nos primeiros governos Lula. Também mencionou a presença de representantes da agricultura familiar, movimentos sociais e outros segmentos do campo.

Na última semana, o governo teve um momento de “estresse” com o agronegócio. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, deixou de ir à Agrishow, uma das principais feiras do setor, depois de a organização do evento pedir que ele não fosse à abertura para não se encontrar com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Com isto, o ministro sentiu-se “desconvidado”.

O imbróglio causado pela reação de Fávaro acabou acarretando no cancelamento da cerimônia de abertura do evento, na última segunda-feira (1º).

Também houve desentendimento com o MST nos primeiros meses de governo. Em abril, o movimento, aliado histórico do PT, realizou invasões de terra que causaram desgaste ao Planalto.

De acordo com Padilha, a lista de participantes do Conselhão é para “mostrar para o Brasil que nós não queremos viver num cercadinho, que não queremos viver dentro de nossas bolhas”.

*Com informações da AE

Fonte: Pleno News

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *