Indigenista demitido “ataca” presidente da Funai em Madri

Política Nacional

Um indigenista brasileiro ofendeu o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, nesta quinta-feira (21), durante assembleia geral do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e Caribe (Filac), em Madri, capital da Espanha.

Ao notar a presença de Xavier, o brasileiro Ricardo Rao levantou de seu assento e, gritando, fez as acusações contra Xavier, que optou por deixar o local. O momento foi gravado em vídeo e repercutiu nas redes sociais. Veja abaixo.

– Este homem não é digno de estar entre vocês. Marcelo Xavier é um assassino. Este homem é miliciano, é responsável pela morte do (indigenista) Bruno Pereira (…) e do (Dom) Phillips – disparou.

Após as acusações, o presidente da Funai se levantou e deixou a sala onde acontecia o evento. Ele chegou a falar algo para a plateia antes de se retirar do local. A Funai, em nota, repudiou os ataques verbais e destacou que “tais atitudes são irresponsáveis, violentas e antidemocráticas, inviabilizando, assim, qualquer tipo de diálogo sadio e producente”.

Eles ressaltaram que o presidente de Funai optou por sair voluntariamente do local, por “motivos de segurança”, e disse que legalmente Rao será “objeto de ação judicial por crime contra a honra e ação de indenização por danos morais”.

RIXA ANTIGA
Em 2020, Rao foi exonerado do cargo de indigenista especializado da Funai pelo próprio Xavier. Ele era coordenador regional no Maranhão. Ele relata que fugiu para a Europa, onde mora atualmente, porque vinha sofrendo ameaças.

– O manifestante que proferiu de forma agressiva os ataques verbais foi funcionário da Funai até o ano de 2020, tendo sido exonerado na ocasião por não ter cumprido as condições de estágio probatório – explica a nota divulgada pela fundação.

Fonte: Pleno News

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *