Uma nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (22), mostra que há uma diferença de oito pontos percentuais entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e presidente Jair Bolsonaro (PL). A pesquisa foi para um cenário de primeiro turno no estado do Rio de Janeiro, terceiro maior colégio eleitoral do país.

Lula aparece com 39%, no levantamento estimulado, enquanto Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 31%.

Na sequência, o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) aparecem empatados em terceiro lugar, com 5% cada, seguido pelo deputado federal André Janones (Avante), que tem 3%. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), a senadora Simone Tebet (MDB) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), estão empatados com 1%. Leite é o nome aventado pelo PSD, após desistência do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Luiz Felipe d’Avila (Novo) e senador Alessandro Vieira (PSDB), que migrou para o partido tucano e desistiu da pré-candidatura, não pontuaram. Os brancos, nulos e que não pretendem votar somam 11% e os indecisos, 4%.

Na pesquisa espontânea, 38% disseram não ter escolhido um candidato ainda, enquanto 24% votariam em Bolsonaro e 21% em Lula. Moro, Ciro e Janones aparecem com 1% cada. Os indecisos somam 12% e brancos e nulos, 2%.

Nas projeções para segundo turno entre Lula e Bolsonaro no estado, o petista teria 47% dos votos e o atual presidente, 36% no cenário estimulado. Contra Moro, Lula teria 46% e o ex-juiz, 25%. Já contra Doria, Lula pontua 49% e o governador, 14%.

Em um suposto segundo turno entre Bolsonaro e Moro no Rio, o presidente fica à frente, com 38%, e o ex-juiz 31%. Já contra Doria, Bolsonaro lidera com 40% e o tucano, 26%.

No levantamento, foram entrevistadas 1, 2 mil pessoas acima de 16 anos em 46 municípios do Rio de Janeiro de forma presencial, entre os dias 15 a 18 de março. A margem de erro é de 2,8 pontos porcentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob número R J-07593/2022.

*AE

Fonte: Pleno News