Tereza Cristina e Guedes fazem “previsões”, caso a guerra piore

Política Nacional

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que impostos sobre a importação de fertilizantes terão que ser zerados se houver uma agudização da guerra, já que mais de 90% dos insumos utilizados no país são importados.

– Nós estaremos monitorando isso e prontos para reagir na velocidade necessária. Modulação da resposta é o nosso acompanhamento – afirmou.

O ministro admitiu que a crise no fornecimento de fertilizantes, a médio prazo, deve ter algum impacto no preço dos alimentos.

– A curtíssimo prazo, não veria razão para subir tão rápido, safra já está aí e foi plantada – ponderou.

Guedes – que participou nesta sexta-feira (11) do Plano Nacional de Fertilizantes – afirmou que, com prolongamento da guerra, a preocupação será maior e demandará “esforços fiscais adicionais”

– O preço do petróleo pega tudo. Nossa esperança é que a guerra acabe rapidamente, seria o melhor – completou.

AUTONOMIA
O diretor de programas do Ministério da Agricultura, Luís Eduardo Rangel, disse que o objetivo do Plano Nacional de Fertilizantes é garantir uma autonomia do Brasil de 50% em relação à produção do insumo. Atualmente, mais de 85% dos fertilizantes utilizados no país são importados.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que poderá até um dia zerar a importação dos fertilizantes, mas que o plano não é para autossuficiência. O Plano, instituído por decreto assinado hoje pelo presidente Jair Bolsonaro, prevê ações para a produção do insumo até 2050.

Enquanto conversa para tentar aumentar a importação de países como o Canadá, a ministra completou que é necessário “trabalhar a diplomacia” para ter alternativas se o conflito no leste europeu levar a uma suspensão imediata nos embarques, mas que não é isso o que vem acontecendo.

De acordo com a ministra, a Embrapa fará uma caravana para analisar o solo de várias regiões brasileiras.

– Temos safra de verão que precisamos acompanhar de perto. Temos que garantir, se precisar, cota maior de fertilizante – completou.

*AE

Fonte: Pleno News

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *