Com a chegada das primeiras doses da vacina infantil da Pfizer em solo brasileiro nesta quinta-feira (13), os municípios do país já estão se organizando para dar início à campanha de imunização de crianças de 5 a 11 anos. Algumas capitais já estão com o calendário vacinal definido, com datas previstas para a próxima semana.

Um levantamento feito pela CNN Brasil aponta que na próxima segunda-feira (16), será dada a largada para a vacinação no Distrito Federal, enquanto em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia o início está previsto para a segunda-feira (17). Já na quarta-feira (19), será a vez de Porto Alegre começar a campanha, um ano após o início da vacinação de adultos no município.

Outras capitais aguardam o Ministério da Saúde para organizar o calendário e iniciar a convocação. São elas: Belo Horizonte, Manaus, Porto Velho, Vitória, Palmas, Cuiabá, Belém, Campo Grande, Boa Vista, São Luís, Recife, Curitiba, Florianópolis, Macapá, Aracaju e Salvador.

Já as capitais Rio Branco, Teresina, Natal, João Pessoa, Maceió e Fortaleza não responderam quando iniciarão a inoculação de doses.

O avião com o primeiro carregamento de doses pediátricas da Pfizer desembarcou nesta manhã no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve presente na ocasião. Pouco antes de partir para o local, ele prometeu, em vídeo nas redes sociais, que não faltará vacinas para as crianças e voltou a frisar que a imunização não será obrigatória.

Fonte: Pleno News