‘Brasil tem que sair do modelo do presidencialismo’, diz Gilmar Mendes

Política Nacional

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse que o Brasil tem que sair do modelo presidencialista. Segundo ele, o país tem que migrar para o parlamentarismo.

Gilmar Mendes deu declarações durante entrevista concedida ao portal UOL, na semana passada.

– Tenho insistido e espero poder dedicar os próximos meses e anos a esse debate. O Brasil tem de sair desse modelo de presidencialismo e caminhar para um modelo de parlamentarismo – falou.

Em novembro, o ministro Dias Toffoli, do STF, disse durante um fórum jurídico em Portugal que o Brasil já tem “um semipresidencialismo com um controle de poder moderador que hoje é exercido pelo STF”.

Além de Toffoli, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também falou sobre o assunto durante o mesmo evento realizado em terras portuguesas. Ele defendeu o modelo ao declarar que o sistema semipresidencialista “se sobressai”.

– Sabemos que não há unanimidade, mas certamente o sistema semipresidencialista se sobressai entre as alternativas que podem articular de forma mais virtuosa e eficiente a nossa experiência histórica e as nossas necessidades institucionais – afirmou Lira.

Fonte: Pleno News

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *