Paulo Guedes vê necessidade de aumento em programas sociais

Variedades

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta sexta-feira (8) que será necessário aumentar o valor de programas sociais porque comida e energia ficaram mais caras na pandemia. Em evento do Itaú BBA, ele afirmou que isso será feito mantendo a responsabilidade fiscal e o teto de gastos.

– Os mercados se acalmarão quando entenderem que o compromisso fiscal não está em risco – comentou.

No evento, Guedes voltou a dizer que os recursos para isso virão da taxação de dividendos.

– Não tenha vergonha de ser rico, tenha vergonha de não pagar impostos. Antes de comprar sua ilha privada, pague impostos – afirmou.

Guedes voltou ainda a criticar os economistas brasileiros e disse que é preciso treinamento em equilíbrio geral para entender os planos do governo.

– Se os economistas tivessem treinamento em equilíbrio geral, veriam que estamos atuando em todas as frentes. No Brasil, vá para os fatos, não para o barulho. Barulho é política – afirmou.

O ministro reforçou que seu plano consiste em uma economia de mercado.

– Economistas brasileiros, entendam, nosso plano é de uma economia de mercado. Não há mais planejamento central, estamos privatizando e decentralizando – explicou.

Ele ressaltou que, mesmo com a pandemia, as despesas permanentes seguiram no mesmo nível neste ano e despesas transitórias de combate à Covid-19 “desapareceram”. Guedes completou que a política fiscal está “no lugar” e a política monetária está fortalecida com a autonomia do Banco Central.

– Estamos desencadeando ondas de investimento privado com a aprovação de reformas – defendeu.

*AE

Fonte: Pleno News

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *