Bolsonaro diz estar pronto para pôr voto auditável no Orçamento

Política Nacional

O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender o voto impresso auditável nas eleições do próximo ano, e disse que seu governo está pronto para incluir os R$ 2 bilhões necessários no Orçamento para garantir a mudança.

– Aprendi que a democracia não tem preço. Então, R$ 2 bilhões, ou pouco menos do que isso, já está acertado com a Economia. Estamos prontos para colocar no Orçamento e fazer com que as sessões eleitorais de todo o país tenham sua urna eletrônica acoplada a uma impressora – afirmou, em entrevista à Rádio Grande FM.

O chefe do Executivo frisou que o novo modelo não seria um retrocesso ao voto por cédulas, mas geraria um comprovante impresso do voto do eleitor.

– Não é volta ao papel, apenas que digite o nome e depois uma maquininha imprime num papel o nome daquelas pessoas. Não tem contato manual. Acabaram as eleições, domingo à noite dá-se o resultado. Se um presidente de partido tiver desconfiança, faz a contagem manual, que é feita rapidamente. Demorava no passado. Impresso não dá confusão nenhuma – declarou.

Ao ser questionado sobre suas falas recentes sobre não haver eleições caso o voto auditável não seja aprovado, Bolsonaro disse que “eleições que não sejam limpas não são eleições”.

– Essa bandeira sempre foi defendida por pelo menos 90% dos parlamentares. Por que de uma hora pra outra mudaram de opinião? Depois de receber visita do Barroso [presidente do Tribunal Superior Eleitoral]. Hoje em dia, se botar em votação, ele não passa.

Fonte: Pleno News

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *