Aziz quer Witzel em programa de proteção às testemunhas

Política Nacional

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid, senador Omar Aziz, solicitou ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) que o ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e seus familiares sejam inclusos no programa de proteção às testemunhas, pedido feito por Witzel como condição necessária para prestar depoimento.

O ex-governador afirma que pode apresentar novos elementos sobre corrupção relacionados a hospitais federais no Rio, mas pediu a proteção para falar com a Comissão em uma sessão secreta. Além da proteção, se o pedido for aprovado pelo MMFDH, Witzel, sua esposa e seus três filhos menores de idade, também receberão ajuda de custo do programa.

No documento, o presidente da CPI afirma que “em razão dos fatos graves que tem a revelar à comissão, [Witzel] encontra-se em situação de expressivo risco a sua integridade física e à integridade de seus familiares”.

Entre os benefícios solicitados estão: Proteção residencial, incluindo o controle de telecomunicações; escolta e segurança nos deslocamentos; ajuda financeira mensal; apoio e assistência social, médica e psicológica; além do custeio de assessoramento jurídico em processos que eventualmente sejam movidos contra Witzel devido ao depoimento prestado à Comissão.

A aprovação do pedido depende agora da ministra Damares Alves, a quem o advogado de Witzel pediu “sensibilidade” para avaliar o caso.

Fonte: Pleno News

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *