Ministério autoriza vacinação de pessoas acima de 18 anos

Variedades

O Ministério da Saúde autorizou o início da vacinação contra a Covid-19 para adultos, de 18 a 59 anos, de grupos não prioritários no Brasil. A autorização foi divulgada em nota técnica nesta sexta-feira (28).

De acordo com a nota, estados e municípios terão permissão para vacinar a população geral de 18 a 59 anos, por ordem decrescente de idade. A aplicação de imunizantes para grupos prioritários, entretanto, deve ser mantida. Ou seja, a imunização dos grupos não prioritários no Brasil ocorrerá simultaneamente à vacinação dos prioritários, após os professores, que serão os primeiros da fila.

A decisão foi tomada na noite de quinta-feira (27), durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). A CIT conta com a participação de representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

Alguns municípios têm enfrentado baixa demanda de vacinação de grupos prioritários. Diante disso, foi decidido que essas cidades podem vacinar a população geral, por ordem decrescente de idade. No entanto, deve ser garantida a imunização de grupos de risco e controle do estoque de vacinas disponíveis.

– Esse grupo poderá começar a ser imunizado, de maneira escalonada e por faixas etárias decrescentes, desde que a vacinação dos grupos prioritários restantes seja mantida e cumprida, de acordo com a ordem estabelecida pelo PNO – informou a pasta.

Fonte: Pleno News

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *