O tradicional Dia Livre de Impostos (DLI) chega a sua 15ª edição neste ano e está marcado para a próxima quinta-feira (27). Nesta data, lojistas, comerciantes e prestadores de serviços de todo o país oferecem descontos de até 70% sobre o preço normal.

A data foi criada como forma de protesto – e também de lucro -, para lembrar ao consumidor sobre a pesada carga tributária que o contribuinte e os empresários precisam arcar no Brasil para obter e fornecer serviços e bens.

Participam da iniciativa shoppings, centros comerciais e fornecedores de serviços. Entre os bens de consumo mais desejados estão eletrodomésticos, eletrônicos e prestação de serviços.

– O Dia Livre de Impostos nasceu para manifestar a insatisfação do brasileiro com a tributação abusiva que limita o poder de consumo da população, além de servir de freio para o crescimento econômico do país – diz o site da iniciativa.

O desconto só é possível porque neste dia os empresários arcam com todos impostos que recaem sobre o produto final. Isto significa que o consumidor paga apenas pelo produto e não pelo custo de toda logística do bem.

– A proposta do DLI é promover uma data de conscientização para a população sobre as altas cargas tributárias pagas no país. E como forma de materializar essa conscientização, todos os lojistas participantes comercializam produtos ou serviços isentos de impostos, arcando eles mesmos com os impostos descontados nesse dia – afirma o site.

Apesar de ser uma iniciativa com abrangência nacional, cada estado possui um percentual de tributação, o que impacta em sua capacidade de oferecer descontos.

Veja a lista completa de parceiros do Dia Livre de Impostos.

Fonte: Pleno News