“Perdeu a vergonha”: Maierovitch dispara contra Toffoli e aponta ministro como “verdadeiro suspeito” em meio a polêmicas

Em uma análise contundente sobre a atual conjuntura do Judiciário brasileiro, o magistrado aposentado Walter Maierovitch teceu duras críticas à conduta do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, durante entrevista concedida à CNN Brasil.

Para o jurista, a postura recente do ministro demonstra uma erosão dos princípios éticos esperados de um membro da Suprema Corte. A crítica central de Maierovitch orbitou em torno da questão da imparcialidade judicial, que, segundo ele, já estaria comprometida há tempos.

“Perdeu a vergonha”

Utilizando palavras fortes, Maierovitch afirmou que o ministro Dias Toffoli “perdeu a vergonha, porque a imparcialidade ele perdeu desde que viajou no jatinho”.

A declaração refere-se a um episódio controverso envolvendo uma viagem realizada por Toffoli ao Peru. Na ocasião, o ministro estava acompanhado de um advogado que possuía atuação direta em casos sob a relatoria do próprio magistrado no STF.

Para Walter Maierovitch, a proximidade e a benesse de uma viagem nessas condições comprometem “decisivamente” a capacidade do ministro de atuar com a isenção necessária nos processos, ferindo o princípio basilar da imparcialidade que deve reger a magistratura.

Inversão de papéis contra a PF

Além de relembrar o episódio do jatinho, o magistrado aposentado abordou a recente tensão institucional entre o gabinete do ministro e os órgãos de investigação.

Maierovitch criticou a estratégia de defesa adotada por Toffoli de lançar dúvidas sobre o trabalho dos investigadores. Segundo o jurista, ao tentar classificar a Polícia Federal (PF) como “suspeita” em suas apurações, Dias Toffoli promove uma perigosa “inversão de papéis”.

Na visão do magistrado aposentado, diante do acúmulo de fatos e controvérsias, a lógica deveria ser oposta: “O verdadeiro suspeito é o próprio ministro”, concluiu Maierovitch.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies