Enfim, surge a verdade por trás do “acordo” feito na Câmara

O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder da bancada do PL na Câmara dos Deputados, veio a público nesta quinta-feira (07/08) para esclarecer o que chamou de “fake news” envolvendo a existência de um suposto acordo político para a retomada dos trabalhos no Congresso Nacional após dias de obstrução.

Segundo o parlamentar, ao contrário do que foi divulgado por alguns veículos de imprensa e negado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), o acordo para votar o projeto de anistia aos envolvidos nos atos do 8 de janeiro e o fim do foro privilegiado realmente existe — mas não foi firmado com a presidência da Casa, e sim entre os líderes partidários das duas casas legislativas.

“Atendo mais de 20 jornalistas por dia. Respeito o jornalismo sério. Mas o que fizeram foi fake news. Mentiram dizendo que não há acordo para votar a anistia e o fim do foro”, afirmou Sóstenes em nota publicada em suas redes sociais.

O parlamentar reforçou que o acordo foi articulado entre líderes da Câmara e do Senado, não com Hugo Motta, justamente para evitar interpretações políticas equivocadas.

“Se o acordo fosse feito com o presidente Hugo Motta, a esquerda iria nos acusar de chantagistas. Mas agora é hora de esclarecer: o acordo existe. A anistia será votada. O fim do foro também. Chega de distorção. A verdade tem lado e estamos com ela”, disse.

A declaração do líder do PL surge após Hugo Motta negar publicamente qualquer compromisso com a pauta da anistia. O presidente da Câmara afirmou em reunião com aliados que não pautaria o tema mesmo que os 81 senadores assinassem o pedido, o que causou reações nos bastidores.

Os projetos da anistia e do fim do foro privilegiado têm sido defendidos por parlamentares da oposição e de setores do Centrão, mas enfrentam resistência por parte de líderes governistas e da cúpula do Judiciário.

Até o momento, não há data oficial para a votação das matérias no plenário da Câmara.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies