Senador faz importante revelação sobre o irmão de Lula e a CPMI do INSS (veja o vídeo)

Em entrevista exclusiva ao programa Raio X da Política, o senador Izalci Lucas (PL-DF) fez duras críticas aos sindicatos que estariam envolvidos em irregularidades relacionadas a descontos indevidos em aposentadorias, e afirmou que Frei Chico, irmão do presidente Lula e vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), será convocado para prestar esclarecimentos à CPMI do INSS.

O senador acusou os sindicatos de abandonarem sua função de atender os trabalhadores e passarem a buscar formas “alternativas” e, segundo ele, fraudulentas de arrecadação.

“Hoje os sindicatos não atendem as pessoas. São filas e mais filas para dizer que não querem os descontos. Eles perderam muita receita e ficaram buscando mecanismos de ter receitas extras. Essas falcatruas… Está aí o próprio irmão do Lula, que pertence ao sindicato que tem o maior número de contribuições e descontos”, afirmou.

Izalci disse ainda que há indícios claros de esquema envolvendo cobranças não autorizadas de mensalidades sindicais nos benefícios de aposentados e pensionistas, e que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS será o instrumento para investigar com profundidade esses desvios.

“Não tenha dúvida que ele vai ser chamado. Toda essa turma vai ser convocada para a CPMI do INSS”, concluiu.

Entenda o caso

A CPMI do INSS foi proposta para investigar irregularidades em descontos automáticos de contribuições sindicais sobre aposentadorias e benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As denúncias envolvem milhões de reais descontados sem autorização dos beneficiários, o que levou a uma série de ações judiciais e manifestações públicas.

Frei Chico, além de ter histórico de militância sindical, ocupa atualmente um cargo de destaque no Sindnapi, entidade que está entre as que mais receberam contribuições nos últimos anos, muitas delas contestadas por aposentados.

Próximos passos

A convocação de dirigentes sindicais, incluindo Frei Chico, deve ser formalizada nas próximas semanas. A CPMI já conta com apoio suficiente para instalação e está sendo articulada por senadores e deputados da oposição.

Até o momento, o Palácio do Planalto e o Sindnapi não se pronunciaram sobre as declarações do senador Izalci.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies