Bolsonaro autoriza e PL fará pesquisa com nome de Eduardo para a Presidência em 2026
O cenário para a corrida presidencial de 2026 começa a se movimentar nos bastidores do Partido Liberal (PL). Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a legenda comandada por Valdemar Costa Neto está disposta a testar novos nomes internamente, com a anuência do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os escolhidos da vez são o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Rogério Marinho (PL-RN), ex-ministro do Desenvolvimento Regional.
De acordo com Jardim, Eduardo Bolsonaro já teria assumido, nas últimas semanas, seu desejo de disputar a Presidência — desde que o pai, Jair Bolsonaro, esteja inelegível ou opte por não entrar na disputa. “Claro que se o pai não puder concorrer”, teria destacado o deputado ao falar com aliados.
A inclusão do nome de Rogério Marinho nos cenários de pesquisa interna do partido também mostra uma tentativa do PL de diversificar suas opções. Marinho tem trânsito no Congresso, perfil técnico e discurso alinhado à direita liberal, o que poderia atrair setores empresariais e do centrismo conservador.
A movimentação ocorre em meio à indefinição sobre o futuro jurídico de Jair Bolsonaro, que atualmente está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas tenta reverter a decisão no Supremo Tribunal Federal (STF). Enquanto isso, o partido busca se antecipar a um possível vácuo de liderança no pleito de 2026.
Nos bastidores, a sinalização é clara: o PL não pretende ficar refém de um único nome. Testar Eduardo Bolsonaro e Rogério Marinho é também um termômetro para medir a força eleitoral de figuras próximas ao bolsonarismo, caso a candidatura do ex-presidente se torne juridicamente inviável.
O cenário segue em constante mutação e promete novos desdobramentos nos próximos meses. Pesquisas internas, articulações partidárias e o posicionamento das demais forças da direita brasileira devem influenciar as decisões finais do PL sobre seu candidato ao Palácio do Planalto em 2026.