Ciro cita 8/1 e critica ‘anistia’ de Lula à condenada por corrupção
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) criticou duramente o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quinta-feira (17), por ter concedido asilo diplomático à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, esposa do ex-presidente Ollanta Humala. A crítica foi publicada nas redes sociais do parlamentar, que classificou a atitude como “imoral”.
Heredia foi condenada pela Justiça peruana a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro, em um processo relacionado à Operação Lava Jato. Ollanta Humala, seu marido e também condenado, recebeu a mesma pena.
Transporte em avião da FAB
A concessão de asilo político foi acompanhada de uma ação logística do governo brasileiro. Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) foi enviado ao Peru para transportar Nadine Heredia, que desembarcou na Base Aérea de Brasília na manhã da última quarta-feira (16). A operação gerou críticas por envolver recursos públicos.
Críticas e comparações com o 8 de janeiro
Ciro Nogueira, que foi ministro da Casa Civil durante o governo Jair Bolsonaro, comparou o acolhimento dado à ex-primeira-dama peruana com o tratamento dispensado aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes bolsonaristas invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília.
“O governo decide anistiar com direito a avião presidencial uma condenada por corrupção no Peru e, ao mesmo tempo, se mobiliza contra a anistia aos populares do 8 de janeiro! Moral da história: imoral”, escreveu o senador.
A crítica de Ciro ocorre em meio a uma série de manifestações por parte da oposição contra decisões do governo Lula em temas ligados à diplomacia e segurança institucional. Parlamentares aliados ao ex-presidente Bolsonaro têm defendido a anistia de envolvidos nos ataques de janeiro de 2023, enquanto o governo e o STF têm se posicionado contra a medida.
Itamaraty não comentou
Até a publicação desta matéria, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) não havia se pronunciado oficialmente sobre os critérios adotados para o asilo diplomático concedido a Nadine Heredia.