Putin pede desculpas pelo “trágico incidente” que matou 38 pessoas no Azerbaijão e Zelensky revida

Neste sábado (28), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu desculpas ao presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, pela queda de um avião operado pela Azerbaijan Airlines no espaço aéreo russo, que resultou na morte de 38 pessoas. Em uma ligação, Putin expressou suas condolências e descreveu o incidente como um “trágico acidente”.

De acordo com uma nota oficial divulgada pelo Kremlin, Putin lamentou profundamente o ocorrido e ofereceu suas mais sinceras condolências às famílias das vítimas. “O presidente Vladimir Putin pediu desculpas pelo incidente trágico ocorrido no espaço aéreo russo e mais uma vez expressou suas profundas e sinceras condolências às famílias das vítimas, além de desejar uma rápida recuperação aos feridos”, afirmou a nota.

A tragédia ocorreu quando o avião da Azerbaijan Airlines estava em um voo de rotina e sofreu um acidente ao tentar pousar na cidade de Grozny, na Chechênia, após sofrer dificuldades técnicas. As autoridades russas iniciaram um processo criminal para investigar as causas do acidente. O Comitê Investigativo Russo, responsável pelas investigações, mencionou que especialistas civis e militares estão sendo interrogados, e a versão oficial do Kremlin sugere que ataques ucranianos possam ter interferido na tentativa de pouso da aeronave.

Além de Putin, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky também entrou em contato com Ilham Aliyev para expressar suas condolências pela tragédia. Em uma postagem na rede social X, Zelensky exigiu explicações claras da Rússia sobre o incidente e pediu que parassem de “espalhar desinformação”. O presidente ucraniano afirmou que fotos e vídeos dos danos indicam que o avião foi atingido por mísseis da defesa russa, uma alegação que contradiz a versão russa do ocorrido.

Zelensky também ofereceu todo o apoio necessário ao Azerbaijão durante esse momento difícil, enquanto as investigações sobre as causas do acidente continuam.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies