Mulher de ministro de Lula ganha cargo vitalício como “presente de natal”
Em meio a críticas sobre nomeações políticas, mais uma mulher de um ministro de Lula foi agraciada com um cargo público. Onélia Santana, esposa do ministro da Educação, Camilo Santana, foi nomeada conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Ceará. A nomeação foi oficializada pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), nesta segunda-feira (16).
A indicação de Onélia será encaminhada ao Tribunal de Contas do Estado, que definirá a data da posse, marcada para quinta-feira (19). O cargo de conselheira do TCE é vitalício, e o salário mensal é de aproximadamente R$ 40 mil, sem contar os benefícios adicionais, conhecidos como penduricalhos.
A nomeação de Onélia Santana é a quinta mulher de ministros de Lula a ocupar um cargo de destaque no governo ou em instituições públicas, o que tem gerado questionamentos sobre a continuidade de práticas de favorecimento político. Para críticos, a nomeação parece um “presente” do marido, Camilo Santana, e levanta discussões sobre a transparência e a ética nas escolhas para cargos públicos.