O comunicado, assinado pelo Dr. Rafael Gadia e pela Dra. Luiza Dib, informa que o presidente continuará sob os cuidados da equipe médica liderada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio. Um novo exame de controle está programado para ser realizado em 72 horas.
Lula havia sido hospitalizado após cair no banheiro do Palácio da Alvorada, retornando de uma live com o candidato do PSOL, Guilherme Boulos. Durante a queda, ele sofreu um ferimento na cabeça que necessitou de três pontos. Embora tivesse uma viagem marcada para a Rússia para a 16ª Cúpula do Brics, ele cancelou a viagem por recomendação médica e participará do encontro por videoconferência.
Desde segunda-feira (21), Lula retomou suas atividades na presidência, despachando do Palácio da Alvorada. Nesta terça, ele teve uma conversa com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e uma reunião agendada com os ministros da Casa Civil e de Minas e Energia. Em um telefonema com o candidato do PT à prefeitura de Camaçari, Luiz Caetano, o presidente descreveu seu acidente como “grave”, mas assegurou que não afetou áreas mais delicadas de sua saúde, enfatizando a necessidade de aguardar alguns dias para avaliar os danos.