Direitos Humanos da Câmara dos EUA cobram Brasil pela volta do X

O deputado republicano Chris Smith, presidente do Subcomitê Global de Direitos Humanos da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, fez um apelo ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que reverta a decisão de bloquear a rede social X (anteriormente Twitter) no Brasil. Em sua petição, Smith apontou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como o principal responsável pela “crise” que se instaurou no país em função da suspensão da plataforma.

O congressista americano expressou preocupação ao afirmar que o governo brasileiro passou da perseguição política contra a oposição para medidas que afetam diretamente a liberdade de informação e o acesso a uma das maiores redes sociais do mundo. Segundo ele, a ação de Moraes impediu que os brasileiros utilizassem o X como meio de comunicação e informação.

Smith revelou também que não recebeu respostas de Moraes, nem dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, a quem enviou solicitações formais sobre a situação. Ele enfatizou que, desde junho, busca esclarecimentos sobre alegações de violações de direitos humanos envolvendo Moraes, sem sucesso.

O deputado norte-americano afirmou que está colaborando com outros legisladores dos EUA para formular uma legislação que possa enfrentar o que chamou de “crise” no Brasil gerada pela decisão de Moraes. O relator da ação do Partido Novo, que questiona o bloqueio do X, é o ministro Kassio Nunes Marques, que decidiu levar o caso ao plenário do STF para ser apreciado pelos demais ministros.

A decisão de bloquear o X no Brasil foi uma das mais polêmicas, com repercussões internacionais, e gerou discussões sobre os limites da liberdade de expressão e a necessidade de cumprimento de ordens judiciais por empresas de tecnologia no país.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies