X tentou contratar representante; todos negaram por temer prisão
Após o anúncio do fechamento do escritório do X no Brasil, a plataforma buscou executivos para assumirem o cargo de representante legal no país. Contudo, todas as tentativas de recrutamento falharam, pois os profissionais abordados recusaram a proposta. O motivo principal foi o medo de serem presos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
As informações foram divulgadas pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. Segundo ela, a contratação poderia ter dois objetivos: continuar as operações do X no Brasil, caso Elon Musk decidisse rever a decisão de encerrar as atividades, ou concluir o encerramento definitivo do escritório, o que inclui resolver pendências judiciais e financeiras antes de fechar a empresa no país. Atualmente, o X enfrenta centenas de processos no Brasil.
O temor de prisão surgiu após Moraes ter deixado claro que ordenaria a detenção do representante legal da empresa no Brasil se o X continuasse a desobedecer suas determinações, incluindo o bloqueio de perfis investigados.
Mesmo com a suspensão da plataforma no Brasil, ocorrida nesta sexta-feira (30), as discussões internas no alto escalão de Musk sobre a situação da empresa no país não foram encerradas.