Após meses com pressão de Lula, Vale anuncia novo presidente

A mineradora Vale anunciou Gustavo Pimenta como seu próximo presidente, que assumirá o cargo em 1º de janeiro de 2025. Pimenta foi eleito por unanimidade pelo conselho de administração da empresa. Com um lucro líquido de 2,769 bilhões de dólares (cerca de R$ 15,2 bilhões) no segundo trimestre do ano, a Vale é uma das maiores empresas de capital aberto do Brasil.

Pimenta, que ingressou na Vale em novembro de 2021 durante a gestão do atual CEO Eduardo Bartolomeo, é formado em Economia e possui vasta experiência nos aspectos financeiros e no negócio da mineradora, além de uma forte experiência internacional. Ele é descrito como uma pessoa serena e de fácil interlocução.

A escolha de Pimenta encerra uma disputa que envolveu, além de uma lista oficial de candidatos, uma corrida paralela com nomes apoiados por alas do governo Lula, representadas pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Alexandre Silveira (Minas e Energia). Anteriormente, o governo havia pressionado para nomear Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, como CEO da Vale.

No dia seguinte ao anúncio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a Vale, afirmando que a empresa não tem um proprietário claro, comparando-a a um “cachorro com muito dono” que acaba morrendo de fome ou sede porque todos acreditam que outro cuidará dele. Lula também mencionou dificuldades em negociar um acordo para o pagamento de indenizações relacionadas ao desastre de Mariana, devido à falta de uma liderança clara na empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies