Eis as sete doenças crônicas de Bolsonaro reveladas pela PF
Um laudo médico elaborado pela Polícia Federal (PF), divulgado nesta sexta-feira (6), aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro possui sete doenças crônicas. O documento resulta de uma perícia médica realizada para avaliar as condições de saúde do ex-mandatário, que se encontra atualmente detido no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
De acordo com o relatório da PF, as sete comorbilidades identificadas são:
Hipertensão arterial sistêmica;
Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) grave;
Obesidade clínica;
Aterosclerose sistêmica;
Doença do refluxo gastroesofágico;
Queratose actínica;
Aderências (bridas) intra-abdominais.
Além destas condições, os peritos citaram “alterações neurológicas” identificadas no exame físico, incluindo relatos de episódios de confusão mental e riscos de queda, possivelmente associados ao uso de medicamentos.
Apesar do quadro de “multimorbidade”, a junta médica da Polícia Federal concluiu que, neste momento, não existe necessidade de transferência para uma unidade hospitalar, nem de concessão de prisão domiciliar. O laudo avalia que o estado de saúde de Bolsonaro é estável e pode ser gerido dentro da unidade prisional (o 19.º Batalhão da Polícia Militar, conhecido como “Papudinha”), desde que sejam mantidas as condições adequadas de acompanhamento médico multidisciplinar, dieta e instalações adaptadas.
A defesa do ex-presidente esperava que o laudo fundamentasse um pedido de prisão domiciliar por razões humanitárias, mas a decisão final caberá ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.





