Trio de senadores protocola pedido de impeachment contra Dias Toffoli por crime de responsabilidade

Um grupo de senadores da oposição protocolou no Senado Federal um pedido de impeachment contra o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). A representação, assinada por Magno Malta (PL-ES), Eduardo Girão (Novo-CE) e Damares Alves (Republicanos-DF), foi encaminhada ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre, sustentando a existência de indícios de crime de responsabilidade.

O documento baseia-se na Constituição Federal e na Lei nº 1.079/1950, argumentando que a conduta do magistrado fere os princípios exigidos para o cargo.

O Fator “Banco Master”

O ponto central da denúncia gira em torno da atuação de Toffoli no chamado “Caso Banco Master”. Os parlamentares apontam uma suposta violação ao dever de imparcialidade e conflito de interesses, citando relações extraprocessuais e possíveis vínculos indiretos envolvendo familiares do ministro com partes interessadas nos processos.

Para os autores do pedido, esses episódios configuram “conduta incompatível com o decoro” da função judicante.

Crise de Credibilidade

Na justificativa entregue a Alcolumbre, os senadores argumentam que a soma desses fatores compromete a credibilidade institucional do Supremo Tribunal Federal. Eles defendem que o Senado, órgão constitucionalmente competente para processar e julgar ministros da Corte, deve abrir a apuração para garantir a transparência do Judiciário.

Agora, cabe ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, decidir se aceita a denúncia e dá andamento ao processo ou se arquiva o pedido.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies