Sob pressão de Trump, regime de Ortega na Nicarágua anuncia libertação de dezenas de presos políticos
O regime de Daniel Ortega na Nicarágua anunciou, neste sábado (10), a libertação de dezenas de presos políticos. A movimentação ocorre em um cenário onde a pressão exercida por Donald Trump sobre o governo autoritário do país centro-americano parece estar surtindo efeito.
Embora o contexto político aponte para influências externas, o comunicado oficial do regime tentou enquadrar a ação como um gesto interno de pacificação. A nota divulgada afirma que a soltura “é símbolo de nosso invariável compromisso com o encontro, a paz e o direito de todos a uma convivência familiar e comunitária, respeitosa e tranquila”.
Números e imagens da soltura
O governo de Ortega não detalhou a lista completa com os nomes de todos os beneficiados pela medida. Contudo, o portal de notícias local Divergentes apurou que cerca de 30 presos políticos foram libertados nesta leva.
O Ministério do Interior corroborou a informação em nota, declarando que “dezenas de pessoas que estavam no Sistema Penitenciário Nacional estão retornando para suas casas e famílias”.
A mídia estatal da Nicarágua divulgou imagens do processo. As gravações mostram os detentos assinando os documentos de liberação na presença de policiais e, na sequência, momentos de emoção ao abraçarem seus familiares após deixarem o cárcere.





