URGENTE: Toffoli recua

A condução dos próximos passos da investigação sobre o Banco Master voltou a chamar a atenção no Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Dias Toffoli, relator do inquérito, decidiu recuar de uma determinação anterior e transferiu à Polícia Federal a responsabilidade de avaliar a necessidade de uma eventual acareação entre personagens centrais do caso.

No início da tarde desta terça-feira (30), a Polícia Federal deve ouvir separadamente o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, o ex-presidente do BRB (Banco de Brasília), Paulo Henrique Costa, e o diretor de fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino Santos. Somente após a coleta desses depoimentos individuais a delegada responsável pela investigação poderá decidir se será necessária ou não uma acareação entre os envolvidos.

O representante do Banco Central, Ailton de Aquino Santos, não figura como investigado no inquérito.

Inicialmente, Dias Toffoli havia determinado a realização imediata da acareação. No entanto, nesta segunda-feira (29), o ministro reconsiderou a decisão e optou por permitir que a Polícia Federal faça a avaliação técnica sobre a conveniência do procedimento, com base no conteúdo dos depoimentos colhidos.

A mudança de posição do relator gerou questionamentos nos bastidores sobre a condução do inquérito, com críticas à falta de clareza e firmeza nas decisões. Para observadores do caso, o vai e vem nas determinações reforça a percepção de que o ministro demonstra insegurança na direção da investigação.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies