URGENTE: Zambelli é agredida dentro da cela

A ex-deputada federal Carla Zambelli teria sido vítima de episódios de violência enquanto cumpria prisão na Itália. A informação foi divulgada pelo senador Magno Malta (PL-ES) e posteriormente confirmada pela defesa da parlamentar, que reconheceu a ocorrência de agressões durante o período de detenção.

Os relatos vieram a público na última segunda-feira (22), quando Magno Malta afirmou que Zambelli teria sido atacada por outras detentas em mais de uma ocasião. A declaração foi feita durante o evento religioso Culto Grande Clamor pelo Brasil. Em contato posterior com o jornal O Estado de S. Paulo, o senador ajustou a informação e disse que as agressões teriam ocorrido duas vezes.

Durante o culto, Malta fez um pronunciamento mais amplo sobre a situação da ex-deputada.

“Nós estamos aqui para orar por Carla Zambelli. Entramos no maior presídio feminino do mundo para visitá-la. Perseguida política. Crime de opinião. Está lá. Ela já tinha apanhado três vezes de detentas quando nós fomos visitá-la. Quando ela nos viu, ela ficou congelada”, declarou.

Segundo o senador, os episódios de violência teriam ocorrido antes da visita de uma comitiva de parlamentares brasileiros ao Complexo Penitenciário de Rebibbia, em Roma, realizada em setembro. Além de Magno Malta, participaram da visita os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Damares Alves (Republicanos-DF) e Eduardo Girão (Novo-CE).

A defesa de Zambelli confirmou que houve agressões, mas afirmou que não foi feito registro formal junto às autoridades italianas.

“Não foi registrado. Acho que a Carla manteve isso internamente”, disse o advogado Fábio Pagnozzi.

De acordo com a defesa, a ex-deputada enfrentou dificuldades de adaptação no ambiente prisional, em razão da constante troca de detentas na cela em que estava custodiada.

“A cela que ela estava mudava constantemente de detentas e algumas a estranhavam. Havia uma detenta que a protegia, pois era mais antiga, porém ela saiu e foi para outra penitenciária”, explicou o advogado.

Ainda segundo Pagnozzi, após pedidos formais, Carla Zambelli foi transferida para outra cela e também para um andar diferente dentro da unidade prisional, o que teria proporcionado maior estabilidade durante o cumprimento da prisão.

Questionado novamente, Magno Malta afirmou que, durante a visita realizada em setembro, a própria ex-deputada relatou ter sofrido duas agressões.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies