URGENTE: Moraes manda soltar deputado e impõe tornozeleira

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), deverá cumprir um conjunto de medidas cautelares rigorosas, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica. A decisão foi tomada um dia após o plenário da Alerj votar pela revogação da prisão do parlamentar.

Bacellar havia sido detido pela Polícia Federal sob suspeita de vazar informações sigilosas de uma operação que mirava o então deputado estadual TH Joias. Na votação desta terça-feira (9), os deputados estaduais decidiram, por 42 votos a 21, derrubar a ordem de prisão.

Diante da deliberação da Alerj, Moraes optou por substituir a prisão por restrições específicas, alegando que as providências são necessárias para garantir a continuidade das investigações e a eventual aplicação da lei penal.

Entre as medidas impostas, Bacellar deverá:

  • usar tornozeleira eletrônica;

  • entregar todos os passaportes;

  • abster-se de qualquer contato com outros investigados do caso;

  • cumprir recolhimento domiciliar diário entre 19h e 6h;

  • permanecer com o porte de arma suspenso.

No despacho, o ministro destacou que os elementos que justificaram a prisão inicial continuam presentes, motivo pelo qual a adoção de medidas alternativas é, segundo ele, indispensável.

Assim sendo, presentes os mesmos requisitos da decretação da prisão do deputado estadual Rodrigo da Silva Bacellar, em face da decisão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro de revogá-la, torna-se necessário a substituição da medida restritiva de liberdade por medidas cautelares que garantam a investigação criminal, a ordem pública e assegurem a aplicação da lei penal”, escreveu Moraes.

A decisão mantém o caso no centro das tensões entre o Judiciário e o Legislativo fluminense, em meio às críticas sobre a atuação das instituições e o alcance das medidas cautelares impostas pelo STF.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies