URGENTE: Dosimetria será pautada hoje!
Em reunião de líderes realizada na tarde desta terça-feira na residência oficial da Câmara dos Deputados, o líder do Republicanos, Hugo Motta, decidiu colocar ainda hoje em votação o relatório do deputado Paulinho da Força sobre o chamado PL da Dosimetria. A proposta, que era inicialmente tratada como uma anistia ampla, passa a estabelecer redução de penas para os investigados e condenados pelos atos de 8 de janeiro.
Segundo o texto relatado por Paulinho, o ex-presidente Jair Bolsonaro teria pena fixada em 2 anos e 8 meses. Nos bastidores do Congresso, interlocutores afirmam que, caso o dispositivo seja aprovado, Bolsonaro poderia cumprir a pena em prisão domiciliar, por motivos humanitários — hipótese que ainda depende de decisão judicial.
A mudança na abordagem do projeto provocou reações entre aliados mais próximos do ex-presidente. O deputado federal Gustavo Gayer criticou a iniciativa e reforçou a defesa de uma anistia total.
“Seguimos firmes na defesa do correto, queremos uma anistia ampla, geral e irrestrita, e não vamos descansar. Seguimos na luta pela liberdade imediata dos presos políticos e de Jair Bolsonaro”, declarou.
A sessão que deve analisar o relatório está prevista para ocorrer ainda hoje, em meio a intensa articulação política e expectativa de forte divisão no plenário.





