Mais um “lobby” de Lula é desmascarado…

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) voltou a criticar, nesta segunda-feira, o que chamou de “lobby da indústria farmacêutica” envolvendo medicamentos à base de análogos de GLP-1 — como as canetas injetáveis usadas para diabetes e emagrecimento. Ele citou reportagem publicada pela Folha de S.Paulo que apontaria indícios de favorecimento regulatório à farmacêutica EMS por parte do governo federal.

Segundo Girão, a matéria indicava que o Ministério da Saúde teria solicitado à Anvisa prioridade na análise de medicamentos produzidos pela EMS, levantando suspeitas de direcionamento de políticas públicas.

“Em setembro, a Folha de S.Paulo divulgou matéria sobre indícios de favorecimento regulatório e possível direcionamento de políticas públicas em benefício de um grupo econômico específico do setor farmacêutico. A matéria menciona que o Ministério da Saúde solicitou à Anvisa a priorização desses medicamentos, especialmente os produzidos pelo laboratório EMS”, declarou.

Diante das suspeitas, o senador apresentou um requerimento com 18 perguntas destinadas ao Ministério da Saúde. O pedido busca esclarecimentos sobre eventual interferência do governo na priorização de análises regulatórias pela Anvisa e sobre possíveis vínculos institucionais, técnicos ou políticos entre a pasta e o laboratório EMS.

Girão afirmou que acaba de descobrir que seu requerimento “nem sequer saiu do Senado”. Segundo ele, o documento permanece com o relator — um senador da base governista — que ainda não deliberou sobre o encaminhamento do pedido.

“Fiz o requerimento em setembro, cobrando respostas claras. Agora soube que esse pedido nem saiu do Senado. Está na mão de um colega, relator da matéria, que é da base do governo, que não deliberou”, criticou.

O Ministério da Saúde e a Anvisa ainda não comentaram as afirmações do senador.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies