URGENTE: Morre mais um preso político

O ex-governador do estado de Nueva Esparta, Alfredo Díaz, morreu neste sábado (6) dentro do centro de detenção de El Helicoide, em Caracas. A informação foi confirmada pela ativista de direitos humanos Elisa Trotta, que atua no monitoramento de presos considerados políticos pela oposição venezuelana.

Segundo Trotta, Díaz teria sofrido um infarto após sucessivas negativas de atendimento médico. Organizações independentes que acompanham violações de direitos humanos no país já denunciaram, em diversas ocasiões, a falta de cuidados básicos oferecidos aos detidos em El Helicoide. A ativista afirmou que Díaz é “mais um inocente assassinado lentamente”, destacando que, desde as eleições de 2024, mais de dez detidos identificados como presos políticos pela oposição teriam morrido sob custódia.

A legenda Acción Democrática (AD), à qual Díaz era filiado, divulgou nota afirmando que sua prisão era injusta e representava mais um caso de repressão direcionada contra adversários do governo de Nicolás Maduro. Díaz estava preso havia mais de um ano.

O governo venezuelano ainda não comentou oficialmente as circunstâncias da morte até o momento desta publicação.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies