Soraya Thronicke mostra sua verdadeira face
Durante a sabatina de Paulo Gonet na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, nesta quarta-feira (12), a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) defendeu que sejam investigadas as condutas de advogados que atuam na defesa de réus e condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
De acordo com a parlamentar, há indícios de que parte desses profissionais estaria repetindo argumentos padronizados nas defesas e utilizando os processos para autopromoção política e captação de recursos nas redes sociais. Soraya também levantou suspeitas de que alguns advogados poderiam estar “escondendo clientes foragidos”.
“Todo mundo que pegou o primeiro ônibus, estava tendo uma excursão de graça, pegou o primeiro ônibus sozinho, não conhecia ninguém. A narrativa se repete com réus de norte a sul do país, assistidos por advogados de todos os lugares do Brasil. Parece-me que há alguém ou um conluio por trás deste tipo de comportamento”, declarou a senadora durante a sessão.
Soraya afirmou ainda que parte dos defensores não estaria representando os interesses diretos de seus clientes, mas sim os de Jair Bolsonaro, ex-presidente da República.
“A impressão que me dá é que não estão defendendo os seus clientes. Porque ninguém fala o nome Jair Bolsonaro. Estão na defesa de Jair Bolsonaro. Por isso é necessária uma investigação acurada”, afirmou.
As declarações geraram forte reação entre juristas e parlamentares, que consideraram a fala um ataque ao direito constitucional de defesa. Até o momento, o Conselho Federal da OAB não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.





